12.11.13

Filigrana

(Do italiano filigrana, «idem»)
s.f. 
Peça de ourivesaria feita de fios de ouro ou prata delicadamente entrelaçados
(notas de banco, acções) marca de água
figurado: descrição subtil e requintada; pormenor; minúcia.

A filigrana é um trabalho artesanal, ornamental, feito com muita precisão a partir de fios muito finos e pequenas bolas de metal, soldadas de forma a compor um desenho.
O metal mais utilizado para a criação destas peças de grande beleza e valor é geralmente o ouro ou a prata, mas também (e cada vez mais, devido ao custo) outros metais.
Desde Antiguidade Greco-Romana que a filigrana é utilizada na joalharia e numa grande variedade de objectos decorativos.
Actualmente, as peças de filigrana podem ser encontradas com enorme visibilidade na Região Norte de Portugal, principalmente no Minho e, são frequentemente usadas como acessórios dos vestidos de noiva tradicionais e, ainda, no traje feminino dos ranchos folclóricos. Uma grande montra destas peças são as famosas Festas da Senhora d'Agonia em Viana do Castelo.
No entanto, o termo filigrana, também é utilizado de forma figurada noutros contextos, nomeadamente no Direito, para definir particularidades da legislação. São chamados de filigranas aqueles pequenos detalhes de determinada lei, que muitas vezes podem passar despercebidos para a grande maioria de leitores, mas que ao olhar de um experiente jurista podem modificar totalmente a aplicação desta mesma lei ou regulamento.
Inspirada, não na legislação, mas num belo coração de Viana em filigrana aproveitei para malocar com minúcia este colar-gola para ornamentar um qualquer decote feminino.


NOTA: Disponível [informação e preço por e-mail: martinsaramaria@gmail.com]

Sem comentários: