8.10.14

Columbidae

Columbidae teve origem no termo latino para pomba - Columbus.
Columbidae é uma família de aves columbiformes que inclui os pombos, pombas, picaús, rolas e rolinhas.
 
Esta espécie animal está conotada com a paz e a harmonia, provavelmente associada à história bíblica da Arca de Noé. "Segundo o Antigo Testamento, depois do dilúvio, Noé soltou uma pomba que regressou com um ramo de oliveira no bico, que mostrava que a água estava regredindo e que tinham sido feitas as pazes com Deus. Na iconografia cristã, são também uma metáfora do Espírito Santo, que apareceu sob a forma de pomba no batismo de Jesus Cristo."
 
Para além de todo este simbolismo, encerram em si outros, e por isso, não raras vezes, e principalmente na América do Sul, as pombas são utilizadas como um elemento artístico e tocante no dia do casamento, sobretudo as brancas. Há casais que optam por fazer uma largada de pombas, em diferentes momentos do dia, para simbolizar:
Pureza - a pureza e a inocência da relação/casamento. Podem, também, representar algo novo.
Soltar pombas brancas representa o sentimento dos noivos e o começarem uma vida a dois, enfrentando o desconhecido.
Paz - paz no lar e na vida matrimonial.
Os noivos também podem usar pombas na decoração do casamento como demonstração de votos de paz aos seus familiares e amigos.
Em memória - Se o casal quiser prestar homenagem  a um ente querido que já faleceu pode soltar um par de pombas. O esvoaçar delas livre no ar, pode representar esse parente.
Fidelidade - o pássaro representa a fidelidade.
Quando uma pomba encontra um companheiro, eles permanecem juntos para o resto da vida, o que faz dela o pássaro perfeito para ser incluído numa celebração que honra um compromisso para a vida toda.
Alegria e bênção - são símbolo de alegria, e o casamento é (ou deve ser) uma ocasião alegre.
Os supersticiosos acreditam que se o casal ver um par de pombas no dia de seu casamento terão uma união abençoada, o que é, de facto, um sentimento maravilhoso para se ter em mente ao começar uma vida juntos.

Nos últimos dias fiz parte (com muito gosto) da organização de um casamento, mas essas "obras" publico mais tarde. Aguardem... ;)

[Colar curto | Disponível | Preço sob consulta]

Fonte: Qual o significado de pombas no casamento?

Sem comentários: