7.4.15

Mikado

O mikado é um jogo simples e divertido, de destreza física e manual, que surgiu na Europa. Pode reunir na mesma mesa 2 a 6 jogadores.
É um jogo antigo, composto por um conjunto de 41 pauzinhos de várias cores, finos e de duas pontas, com aproximadamente 20 cm. 
As regras do jogo são básicas. Inicialmente reúnem-se todos os pauzinhos na mão de um dos jogadores, de forma vertical, e deixam cair-se em cima de uma mesa. Depois, cada jogador deve, na sua vez, tentar retirar os pauzinhos que conseguir sem tocar ou fazer mover os restantes. Quando acontece, passa-se a vez a outro jogador e assim sucessivamente. Cada pauzinho é pontuado de acordo com a sua cor, sendo o preto apenas um e o mais valioso. Quando este é apanhado pode ser utilizado para ajudar a retirar os restantes pauzinhos.
De um modo geral os pauzinhos têm a seguinte pontuação:
  • Amarelo: 05 pontos;
  • Verde: 10 pontos;
  • Azul: 35 pontos;
  • Vermelho: 50 pontos;
  • Preta: 100 pontos. 

Desde o ano passado que sigo grupos de tricot nas redes sociais e um dos trabalhos que tem sido amplamente divulgado e partilhado entre os membros do grupo são meias em tricot, feitas de forma artesanal, com 5 agulhas.
Fiquei desde logo com uma enorme vontade de aprender e dominar a técnica. 
Dito e feito!
Inscrevi-me num workshop, dado por André de Castro, um tricotador de mão-cheia, que domina as mais variadas técnicas desta arte de agulhas, que me transmitiu os conceitos base para tricotar meias.
Quando me deparei pela primeira vez com a ferramenta-chave para execução do trabalho, o conjunto de 5 agulhas, fininhas e de duas pontas, veio-me logo à ideia este jogo ancestral. E, tal como ele, fazer estas peças de vestuário acaba por ser um jogo de destreza física e manual.
Estas foram as primeiras. Tricotadas para a gaiata lá de casa. 
Por ora a técnica ainda me domina. Ainda tenho arestas a limar. Mas, aos poucos e com a realização de mais e mais pares de meias, vou melhorando.


Sem comentários: