28.6.16

Gancho

(céltico *ganskio)
substantivo masculino
1. Ferro curvo de que se suspende ou com que se agarra alguma coisa.
2. Grampo com que se prende o cabelo, geralmente dobrado em U.
3. Objecto ou parte de objecto que tem forma curva.
4. [Brasil] Parte do telefone onde se coloca o auscultador quando está desligado. = DESCANSO
5. [Popular] Lucro ou estipêndio, por serviço extraordinário.
6. Serviço extraordinário.
7. Pequeno serviço. = BISCATE
8. [Agricultura] Ancinho de dentes de ferro.
9. [Vestuário] Parte central da calça desde a cintura até ao entrepernas (ex.: gancho alto; gancho curto; gancho dianteiro; gancho traseiro).
10. [Informal, Regionalismo] Casa de penhor. = PREGO
11. [Informal] Mulher bonita.
12. [Desporto] No boxe, golpe em que o braço, ligeiramente dobrado, descreve um arco.
13. [Brasil] [Pesca] Nome de certa rede de pesca.
ser de gancho
• [Informal] Ter temperamento difícil, geralmente teimoso, irasccível ou provocador.


É certo e sabido que as malas das senhoras pesam "toneladas" e que existe a crença se colocadas no chão afastam o dinheiro, como este nem sempre abunda na porção desejada, as ditas senhoras, eu incluída, procuram evitar esta maldição. A maloca dá uma preciosa ajuda com estes ganchos de mesa, úteis e práticos, para que as malas fiquem suspensas e não toquem no chão, enquanto se toma, por exemplo, um café com um a amiga. 
Fica a dica. ;)



Fonte: "gancho", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/gancho [consultado em 28-06-2016]

23.6.16

Serão

(latim *seranum, de serum, -i, tarde)
substantivo masculino
1. Trabalho feito de noite. = SEROADA
2. Retribuição desse trabalho.
3. Festa nocturna. = SARAU
4. Reunião familiar durante as primeiras horas da noite.
5. [Portugal: Minho] Romagem de crianças, em cumprimento de voto pela cura de alguém.

Quem se dedica ao artesanato às vezes tem destas coisas: pedidos urgentes e respostas atempadas. 
Foi o que aconteceu esta noite. 
O período lectivo dos jardins-de-infância (públicos) estão prestes a acabar e urge agradecer, sob forma de mimo, todo o empenho e dedicação que as educadoras e auxiliares dão aos mais pequenos e respectivas famílias. 
A mãe Ana, em representação das outras mães, pediu e a maloca realizou pela noite dentro. 
Nesta actividade vale a pena cada segundo sentada na cadeira, de agulha e dedal na mão e a falta de umas horas à cama. Parece que durmo a correr, às vezes, mesmo que já seja tarde (como hoje) a adrenalina é tanta que, por mais cansaço que tenha, não consigo adormecer. Viro e reviro na cama e durmo ainda menos, mas ao acordar aquela sensação de "camião TIR que me passou por cima" é colmatada com a de "dever cumprido", e bem cumprido, modéstia à parte, e essa é verdadeiramente sentida e do melhor.






Fonte: "serão", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/serão [consultado em 23-06-2016].

14.6.16

Lua

(latim luna, -ae, lua, mês, noite, garganta)
substantivo feminino
1. O único planeta satélite da Terra.
2. Tempo compreendido entre dois novilúnios.
3. [Por extensão] Mês.
4. [Popular] Cio.
5. [Ictiologia] O mesmo que peixe-lua.
6. Disco de ouro ou prata que os Timores usam ao pescoço, como símbolo de heroicidade. (Quando se refere ao astro, escreve-se com inicial maiúscula: Lua.)
estar com a lua
• Disparatar.
lua cheia
• A Lua em oposição com o Sol.
lua nova
• A Lua em conjunção com o Sol.
na lua
• Sem atenção ou de maneira distraída (ex.: ele anda sempre na lua).


Lua Azul Crescente, da designer Cath Ward, é "um xaile em forma crescente com um fundo de ponto jarreteira, baseado num ponto padrão de pérolas e uma barra rendada Vandyke. Devido ao fundo em ponto jarreteira e à natureza do rendado este xaile não tem direito nem avesso". Foi o trabalho que terminei nas férias e o resultado final de mais um KAL sugerido pelo grupo Tricotar em Público
Um modelo, que a bem da verdade, não foi dos que mais gostei de tricotar até agora, mas cujo o resultado final, após bloquear, me surpreendeu muito pela positiva. 
O fio de cor castanho claro, que é meio "burro quando foge", como se diz na gíria. Aquela cor parda, que não é cinzenta nem castanha, mas que pode fazer inúmeras combinações sem chocar, tornando-se muito versátil, foi o DROPS Lace, "uma mescla luxuosa de 70% baby alpaca e de 30% seda de amoreira, um fio de 2 fios, com uma generosa metragem de aproximadamente 800 metros por cada meada de 100 gramas, o que significa que uma só meada, em geral, chega para um projecto rendado de grandes dimensões". E é verdade, uma meada chegou e até sobrou. 
O tamanho é grande o suficiente para se poder cruzar e usar sobre um vestido cai-cai, um top ou uma blusa fina numa bela noite de lua cheia de Verão.




Fonte: "lua", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/lua [consultado em 14-06-2016].

10.6.16

Órfã

substantivo feminino
Flexão feminina de órfão.
(latim orphanus, -i)
adjectivo e substantivo masculino
1. Diz-se da ou pessoa menor privada de pai, de mãe ou de ambos os pais.
2. [Figurado] Que ou quem perdeu alguém que estimava ou que o protegia.
adjectivo
3. Privado, abandonado, desamparado.
ver os meninos órfãos a cavalo
• Receber um castigo extraordinário.

Feminino: órfã. Plural: órfãos.

Fui de férias e na bagagem levei alguns projectos de tricot já iniciados e outros que tencionava iniciar, esqueci-me foi de olhar no calendário e ver que afinal eram só 5 dias e que para além do tricot teria de fazer um  sem número de coisas vagas e sem horário que se fazem neste tempo de verdadeiro ócio, como ir a banhos, fazer castelos na areia com a miúda mais pequena, ler e principalmente descansar.
Contudo isto consegui deixar uma meia órfã e adiantar um xaile leve de Verão (em breve publico o resultado final).


Fonte: "órfã", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/%C3%B3rf%C3%A3 [consultado em 10-06-2016].