24.7.17

White Rose

Desde o dia 17 de Junho que ando com um nó na garganta que não consigo desatar... sou, como sabem, de uma terra pequena, de um interior esquecido, abandonado, que no último mês se tornou "grande" pelas piores e mais dolorosas razões. Sou orgulhosamente de Castanheira de Pera. Estava lá. Vivi de perto e na primeira pessoa tudo o que tem sido amplamente noticiado. Tem acorrido lá muita gente, gente de bem e com um imenso espírito solidário e de entreajuda, mas continuo a sentir-me só... abandonada, não culpo ninguém por isso, nem pelas escolhas que fiz, por também eu ter abandonado aquela terra, que tanto amo. As minhas raízes estão lá... não esqueço. 
Curiosamente naquele fim-de-semana deixei ficar lá um dos meus últimos trabalhos, curiosamente a alguém que representa o futuro, a uma doce princesa que aumentou o parco número de nascimentos, dado que "Castanheira de Pêra tem em 2016 o estatuto de município português com a taxa de natalidade mais baixa de Portugal."
Triste sina a nossa... mas havemos de #renascer, com esperança no futuro.


Fonte: ECONOMIA Mapa: Portugal tem a 2.ª taxa de natalidade mais baixa da Europa., Nuno Carregueiro, in Negócio [em linha], http://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/mapa-portugal-tem-a-2-taxa-de-natalidade-mais-baixa-da-europa-e-o-seu-concelho, 15/07/2017.

Sem comentários: